New York, New York…

Ainda lembro a primeira vez que meus olhos se encantaram com Nova York. Não a Nova York do Glamour, das celebridades, dos acontecimentos, das pessoas cheias de atitude, mas Nova York dos amigos, das alegrias, do imprevisível, do momentâneo, dos sabores e dos mistérios.

Não sabia se começava esse post pela primeira ou pela última vez em que estive por lá. Infelizmente minhas últimas viagens à NY têm sido marcadas por despedidas. Sempre que alguém decidia partir, a última viagem tinha que ser pra lá, talvez por isso, para mim, NY hoje tem cheiro de saudade.

Times Square
Times Square

 Caminhar na Times Square, a qualquer hora do dia ou da noite, é sempre um show à parte. Sim, tem empurra-empurra, tem gente disputando cada centímetro para tirar a foto do mesmo visual que vc tb elegeu para fotografar, tem camelôs, tem lojas…muuuuuuitas lojas vendendo tudo com o nome da cidade. Tem gente pop, tem gente brega, tem gente pirada, tem gente curiosa, tem gente que não tá nem aí, tem gente que vem, tem gente que vai…tem gente que quer ficar, tem gente que não quer mais voltar…tem gente…muita gente.

Times Square - NYC
Times Square – NYC
Nasdq - Times Square - NYC
Nasdq – Times Square – NYC

 Eu, confesso que não me importo com essa loucura urbana. Até gosto, para ser bem franca. O que eu não gosto é do apelo consumista, mas convenhamos…estamos em Nova York. E naquele pedacinho de Manhattan é isso mesmo que veremos.

Numa das minhas últimas idas à NY, ficamos num hotel na Avenida das Nações Unidas, Beekman Tower hotel. Embora, fosse confortável, ficava distante da Times Square e demais atrações turísticas, consideradas obrigatórias seja para os viajantes de primeira vez ou para os que estão se despedindo da cidade. Mas tudo bem, pegamos um desconto maravilhoso terminamos pagando tarifa de 2 estrelas por uma qualidade de cinco, num hotel considerado de três. Saímos no lucro do conforto e do bom atendimento, o que pra mim é fundamental. Do quarto, podíamos ver as cores da torre do Empire State Building, que naquele final de semana, homenageava a Polônia, trazendo as cores de sua Bandeira (vermelha e branca). Não sei se isso é de conhecimento geral da nação, mas de qualquer forma, vou registrar aqui. O sistema de cores utilizado na torre que ilumina o topo do Empire State acompanha um calendário específico, assim no Natal vc verás as cores verde e vermelha, na semana da independência americana, as cores branca, azul e vermelha, que representam as cores dos EUA e até na semana comemorativa da independência brasileira, poderemos ver as cores verde e amarela no topo do prédio.

Empire State visto do quarto do hotel

Acordando em NY…

Programa básico pela manhã… uma caminhada pelo Central Park, não antes de uma parada para um café da manhã, em um dos inúmeros cafés espalhados pela cidade.

Central Park - NYC
Central Park – NYC

É…e tem gente que continua dormindo, enquanto a cidade se agita para mais um dia. Cena muito comum nas primeiras horas da manhã no Central Park.

Central Park - NYC
Central Park – NYC

Só mais um pouquinho…

Central Park - NYC
Central Park – NYC

A natureza sempre me dá paz…

Miss Polônia na 5 AVE - NYC
Miss Polônia na 5 AVE – NYC

Era a primeira semana de outubro e a comunidade polonesa se encontrava na 5 Ave. Acima, podemos ver a Miss Polônia desfilando em carro aberto. Ainda não sei o que comemoravam naquele dia.

Arte na 5 AVE - NYC
Arte na 5 AVE – NYC

Tudo o que sei é que nossos olhos foram presenteados por um espetáculo de dança de salão ao vivo, em plena 5 Ave, durante aquele início de outono em NY. Nada a reclamar.

Mais uma vez…seguimos rumo ao Empire State…como sempre, lotado.

Interior do Empire State Building
Interior do Empire State Building

Eu sei, parece programa de indío, mas minha amiga estava se despedindo da cidade…então, vamos dá um desconto. Ah, todo mundo sabe que os ingressos para o terraço nos levam até o 86th andar, mas agora podemos fazer um upgrade para subir até o andar 102. Mas o que tem o andar 102 de tão especial? NADA! Absolutamente nada. A gente sobe um pouco mais, fica enclausurado numa espécie de cúpula minúscula e com a visão limitada por uma janelinha tão grande quanto a escotilha de um navio e só. Sentiu o drama? Na minha opinião, uma verdadeira roubada. Há quem discorde, mas eu não pagaria para fazer esse upgrade novamente.

Continuo com minha vista do andar 86 e não troco por nada…

NY vista do Empire State
NY vista do Empire State

 A galera disputando espaço para ver NY do ponto mais alto da cidade.

No topo do Empire State
No topo do Empire State

 Nosso hotel ficava de frente para o prédio da ONU, aonde também há o museu da ONU. Claro que resolvemos dar o ar da graça por lá também.

Na sede da ONU
Na sede da ONU
Monumento pela Paz - ONU - NYC
Monumento pela Paz – ONU – NYC

As obras de arte são de perder o fôlego. Abaixo um dos mosaicos de vidro representando as crianças de todo o mundo.

Mosaico de cristal- sede da ONU - NYC
Mosaico de cristal- sede da ONU – NYC

 E é claro, uma vez em NY, vale à pena dá uma passadinha no Madame Tussaud’s, o museu de cera. E para quem não quer perder as atrações e passeios que podem ser feitos durante o dia, vá ao Museu à noite e compre sua entrada por volta de 8 horas da noite e receberá um generoso desconto. Essa dica vale principalmente para visitantes de segunda vez ou para quem sabe que não passará tanto tempo vendo os detalhes lá dentro. Você terá a oportunidade de ver de tudo um pouco, por um precinho camarada e ainda poder curtir a noite de NY. Vai por mim… vale a pena.

Museum de Cera de NY
Museu de Cera de NY

5 comentários em “New York, New York…

  1. Sandra Mara, também tenho um carinho especial pela Big Apple; tanto que volto pra lá para Natal e Reveillon no mês que vem. Uma delícia matar as saudades desde já com suas fotos. bjs!

  2. Eduluz,

    Que surpresa mais agradável! Muito obrigada pela visita. A Majô é muito querida e eu adoro passear lá no blog dela. O meu andava jogado às moscas, mas agora estou com um pouquinho mais de tempo e voltarei a atualizá-lo. Muito obrigada vc tb por linkar o Viajante Acidental no seu tb, na verdade é uma grande honra. Vou já lá te fazer uma visita e conhcer o seu tb. Abçs

    Mari, eu diria que tenho um “caso de amor” com NY. E que delícia que vc estará lá para as festas. Ainda não tenho certeza, mas tenho a leve impressão que estaremos por lá na mesma época. rs Uma das coisas que quero fazer na próxima visita é fazer o tour pelos estúdios da CNN, não sei se vc já fez. Muito obrigada pelo carinho da sua visita tb. Beijo grande!!!!

  3. Sandra, seu post sobre NYC está tão delicioso que cheguei a ficar tentada a conhecer 😉 Acredite não conheço Estados Unidos, sempre que posso viajar escapo rumo à Europa.
    A cidade ficou mais humana vista por seus olhos 😉
    Beijos,
    Majô

  4. Ah Majô, eu sou suspeita, porque simplesmente amo NYC. Do meu ponto vista, há dois tipos de turistas que vão à NY. Um que vai pelo apelo econômico das compras (embora lá não seja o melhor lugar para isso, uma vez que o imposto sobre produtos é consideravelmente maior que em outros estados) e aquele que vai para curtir a cidade e seus mistérios. É possível curtir NY sim e td isso vai depender dos seus interesses, da companhia, da época em que vc for…tenho certeza que vc vai se divertir. Caso resolva vir um dia de férias, me avisa e quem sabe a gente não se encontra por lá. Beijos e obrigada pelo carinho de sempre.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s